terça-feira, 13 de setembro de 2011

[Re]uso

Gosto de homenagens...
gosto do gosto de homenagens...
elas trazem toda uma carga de energia alheia
transferida em gestos, cores e sons
eu particularmente gosto de homenagear
e tenho meus truques
músicas clichês
fotos antigas
versos de três pontos
são técnicas muito minhas
tentando arrancar lágrimas em momentos nostálgicos
te homenagear é um tanto complicado pra mim
pelo simples motivo que tuas táticas são muito similares às minhas
tu também cantas saudades
tu também extrapolas das imagens
tu também poetisa/profetisa os prazeres
e tu me enches de inspiração
me sugando a respiração
gosto de lembrar teus poemas obscenos
de uma profanidade tão puritana
-sim, isso é possível-
tua linguagem de corpos, línguas, fluídos, mãos, asas, sonhos
gosto tanto
gosto tão fundo
mas não me dá coragem te roubar a linguagem para te felicitar
eu pensei até em fazer bom uso de estratagemas antigos
te culpar pelos meus acertos e pelos meus devaneios linguisticos
porque, se hoje eu divago em versos
culpa tua
tu que me abriste o poder do horizonte
em extravasar cada sentimento vão em palavras mal contadas
tirar velhas folhas das gavetas da alma
e lança-las ao vento
para que elas se percam
e os outros se achem
por fim
me ocorreu de reciclar contos antigos
daqueles que eu escrevia nos primórdios
para comparar o que se moveu em nós
o que mudou na fala e no tato
o que nunca chegou ao paladar
e, relendo minhas desventuras pretéritas
me dei conta que somos tão diferentes
pelo menos aos olhos dos outros
mas continuamos tão 'mesmos'
tão linguagem corporal
tão mendigos cantando hiphop na Lopo
tão caveira-dentada no terraço
tão dormir com teu lenço
tão acordar sem teu sorriso
tão medo de que tudo mude
tão medo de que tu me deixes
tão eutanásia permitida
tão livres de quimioterapia
tão Ney Matogrosso
tão por-do-sol no mirante
tão meu último marido
tão pintinhas amarelas no fundo azul
tão cadarço vermelho de rodoviária
tão Imagem & Ação
tão teatro em Portela
tão 'fala com ela' no ônibus
tão café da Oca
tão chorar faz bem
tão Ton
tão Doug
tão nosso
tão só por hoje
tão pra sempre
tão te tenho
tão te preciso
tão te ensino
tão te aprendo
tão te abraço
tão te amo

te homenagear é um tanto complicado pra mim
passo de três a trinta
com a facilidade de quem sorri
quando pensa no que sobra de vida
que ainda tem ao lado teu!

Nenhum comentário: